segunda-feira, setembro 26, 2005

Mais uma vez,...

... em nome e a pedido da bela Dulcinéia:

Um espectacular eclipse solar, anular (*), quase total - 84% em Lisboa - terá lugar de hoje a de uma semana, a 03 de Outubro, 2ª feira, a meio da manhã.





(*) Anular: a lua, estando num dos seus períodos de afastamento máximo, embora passe defronte, não chega a cobrir na totalidade o disco solar.





Portugal na rota de um Eclipse solar anular



No próximo dia 3 de Outubro, Portugal estará na rota de um eclipse do Sol anular, cuja linha central passará pelas regiões do Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, avançando depois para Espanha e África.
A
Os observadores que, na manhã desse dia, se encontrarem num local abrangido por uma faixa com largura máxima de 138 quilómetros, representada na figura 2, poderão, se usufruírem de céu limpo ou pouco nublado, testemunhar a passagem da Lua em frente ao Sol, que, no entanto, não chegará a ocultá-lo completamente.
A
No máximo do eclipse, ver-se-á um anel luminoso a rodear o disco negro da Lua (fig. 1) - e daí a designação de "eclipse anular".
Os observadores espalhados pelo resto do território de Portugal poderão testemunhar um eclipse parcial.




A
Ai, eu QUERO ver!!!
A
Mas aposto que àquela hora, vou estar numa...
... AULA DE SUBSTITUIÇÃO!!!
A
;o) The LBug

2 Comments:

Blogger IC said...

Boa oportunidade para tirar os alunos da "jaula" (que, coitados, já nem um recreiozinho a mais podem ter!), e até há assunto para escrever no sumário ;)

26/9/05 23:07  
Anonymous Anónimo said...

LBug :
Não te esqueças de arranjar óculos apropriados ...
Eu também quero ...
Bjks
TL

26/9/05 23:39  

Enviar um comentário

<< Home