Querer realmente o sucesso dos alunos
"Consideramos os indicadores seguintes ... (que incluiriam os resultados dos exames e provas de aferição, bem como o abandono escolar, sem prejuízo de outros) essenciais na promoção de uma escola de qualidade, e estabelecemos para cada um deles uma fasquia.
"Têm 3 anos (nunca menos): um, para se prepararem; e dois, para levarem à prática o que planearam.
"Nós damos aos orgãos de gestão da escola um real poder para conseguirem organizar a escola/agrupamento do modo mais autónomo possível.
"No fim dos 3 anos os resultados serão avaliados.
"Se estiverem acima daquela fasquia, tudo bem.
"Se estiverem abaixo, iremos indagar porquê.
"Se se revelar que as causas do insucesso não são imputáveis à escola, colaboraremos para apoiar a escola no que ela precisar para melhorar.
"Se forem imputáveis à escola (professores e/ou pais), intervimos na gestão da escola."
Tenho ouvido dizer pelos especialistas na área que o sucesso dos alunos noutros países está positivamente correlacionado com o grau de autonomia das suas escolas.
Além disso, procedendo como tem feito, o Governo desresponsabiliza imenso quer professores, quer pais, dos resultados que os alunos venham a obter...