Rui, o meu comentário vem atrasado pois, como vou agora explicar no meu cantinho, ando (e andarei até à próxima semana) sem tempo para visitas na blogosfera. Mas julgo que te lembras da minha opinião sobre o livrinho de NC, ainda bem que aqui encontro esse artigo de J. V. Costa. E, já agora, ainda bem que ele acrescentou um P.S. (a minha formação é mesmo em Matemática ;) ) - "Sendo assim, lamento a minha alusão à sua formação matemática, que pode ser erroneamente interpretada como desconhecimento das ciências sociais". O que mais critiquei em NC foi precisamente a ausência de rigor e honestidade intelectual ao usar pequenas frases de pessoas, descontextualizadas, levando o leitor a deduzir daí o seu pensamento, e também a grande confusão sobre conceitos de construtivismo. Faltas de rigor não me parece que sejam próprias de pessoas marcadas por uma formação (a form. matemática) onde se adquire enorme exigência de rigor. Abraço.
Tendo obtido as licenciaturas de Engenharia Civil (Instituto Superior Técnico) e de Psicologia (Universidade do Algarve), bem como o curso de Hipnoterapia (Hypnos.Portugal/GPHM-Grupo Português de Hipnose e Motivação), trabalhei como engenheiro, como professor (de grande parte das disciplinas do currículo escolar até ao 12º ano) e como psicoterapeuta. A fazer voluntariado há mais de 50 anos, neste momento sou professor da disciplina "Sabedoria, Civilização e Felicidade" na Academia Sénior da Cruz Vermelha Portuguesa Delegação Faro/Loulé, e na Universidade Sénior de Olhão. Sou também membro ativo do Clube de Leitura de Loulé, da Biblioteca Municipal de Loulé - Sophia de Mello Breyner Andresen.
1 Comments:
Rui, o meu comentário vem atrasado pois, como vou agora explicar no meu cantinho, ando (e andarei até à próxima semana) sem tempo para visitas na blogosfera. Mas julgo que te lembras da minha opinião sobre o livrinho de NC, ainda bem que aqui encontro esse artigo de J. V. Costa. E, já agora, ainda bem que ele acrescentou um P.S. (a minha formação é mesmo em Matemática ;) ) - "Sendo assim, lamento a minha alusão à sua formação matemática, que pode ser erroneamente interpretada como desconhecimento das ciências sociais". O que mais critiquei em NC foi precisamente a ausência de rigor e honestidade intelectual ao usar pequenas frases de pessoas, descontextualizadas, levando o leitor a deduzir daí o seu pensamento, e também a grande confusão sobre conceitos de construtivismo. Faltas de rigor não me parece que sejam próprias de pessoas marcadas por uma formação (a form. matemática) onde se adquire enorme exigência de rigor.
Abraço.
Enviar um comentário
<< Home