sexta-feira, setembro 09, 2005

Professores e professores

Porque é que os investigadores universitários, com tão poucas horas lectivas ou de contacto com os alunos - é isto que conta agora, não é? :) -, preferem ser chamados de professores?
Uma hipótese de resposta: porque ensinar, transmitir, passar o testemunho é o objectivo emocionalmente mais forte da sua actividade de investigação.
Isto para alguns, claro. E para os outros?

Curioso que a palavra professor tem 2 sentidos substancialmente diferentes quando se fala do básico e secundário, ou quando se fala do superior - repare-se na unção que os jornalistas utilizam ao dizerem a palavra no 2º contexto e o modo como quase a cospem no 1º!

5 Comments:

Blogger AnaCristina said...

Honestamente, eu tive autênticas nódoas como prof universitários. Não gostaria de ser assim, mas gostaria de ser tratada como fazem às nódoas de quem falo...
Sr. Professor, Professor Doutor...
(Eram nódoas a ensinar e na investigação também...)

10/9/05 02:38  
Anonymous Anónimo said...

Na "mouche", Ana Cristina!

Eu... TAMBÉM!!!

;o) The LBug

10/9/05 02:44  
Blogger Pedro said...

Também na questão da carreira, as diferenças são enormes, quando não há assim anta diferença entre leccionar a uma turma do 12º ano ou a caloiros da univesidade.
Aliás, uma coisa que não percebo nem concordo é o facto de haver um regime igual para educadores de infância e professores do secundário e a partir do ensino universitário o regime ser totalmente diferente, em termos de carreira, vencimentos, horas lectivas, etc...

10/9/05 11:26  
Blogger Rui Diniz Monteiro said...

Olá, LBug, benvinda! Tudo a correr bem?
Também eu encontrei de tudo: desde o playboy ao entusiasmado; do caótico ao superorganizado; do que nem se conseguia ouvir o que dizia, quanto mais entender, até àqueles que enchiam anfiteatros; etc.

10/9/05 16:25  
Blogger Miguel Pinto said...

A imagem social do professor do básico e secundário está degradada. O que fazer, como fazer e quando fazer, para a alterar? Tenho uma certeza: Não chegam as boas práticas de uns quantos [ou a maioria] para inverter este quadro.

10/9/05 16:37  

Enviar um comentário

<< Home