Os alunos, não se esqueça dos alunos, sra. ministra!
"(...) o sucesso de uma intervenção para a melhoria dos resultados em Matemática depende fundamentalmente do trabalho das escolas e do trabalho colectivo dos professores de matemática."
(do Plano de Acção para a Matemática, Ano Lectivo 2006-07)
Haja alguém que lembre misericordiosamente a sra. ministra da existência dos alunos. E que, como são eles que aprendem, a "dependência fundamental" é com eles...
Ah, afinal já alguém lhe lembrou que existem alunos!
Bolas!, esqueceram-se foi de lhe dizer que eles são pessoas, e que, se não quiserem aprender ou estudar, a escola não tem meios de os obrigar a isso:
"Maria de Lurdes Rodrigues justificou a pouca qualificação dos jovens com um trabalho - quer das escolas, quer dos professores - que "não se encontra ao serviço dos resultados e das aprendizagens"." (JN de hoje)
(E lá vai mais uma bordoada! Primeiro foi ao Ensino Superior com aquela da incompetência dos professores. Agora é a vez da Inspecção-Geral de Educação que permite este comportamento vergonhoso das escolas!)
Ah, ingénua Ministra: a pensar e a dizer tão mal dos professores, pergunto-me como terá desenvolvido a sua actividade docente e o que terá feito no tempo em que era professora...
(do Plano de Acção para a Matemática, Ano Lectivo 2006-07)
Haja alguém que lembre misericordiosamente a sra. ministra da existência dos alunos. E que, como são eles que aprendem, a "dependência fundamental" é com eles...
Ah, afinal já alguém lhe lembrou que existem alunos!
Bolas!, esqueceram-se foi de lhe dizer que eles são pessoas, e que, se não quiserem aprender ou estudar, a escola não tem meios de os obrigar a isso:
"Maria de Lurdes Rodrigues justificou a pouca qualificação dos jovens com um trabalho - quer das escolas, quer dos professores - que "não se encontra ao serviço dos resultados e das aprendizagens"." (JN de hoje)
(E lá vai mais uma bordoada! Primeiro foi ao Ensino Superior com aquela da incompetência dos professores. Agora é a vez da Inspecção-Geral de Educação que permite este comportamento vergonhoso das escolas!)
Ah, ingénua Ministra: a pensar e a dizer tão mal dos professores, pergunto-me como terá desenvolvido a sua actividade docente e o que terá feito no tempo em que era professora...
7 Comments:
Gostaria saber onde posso encontrar o Plano de Acção para a Matemática, Ano Lectivo 2006-07.
Obrigado pela ajuda
falei no meu blog sobre o regime de exclusividade que tb me chocou bastante. Sugeri a leitura do post do rui para alertar as pessoas para este atirar de areia para os olhos. Espero que não se importem.
Eles querem mesmo é fazer-nos esquecer a gravidade da situação com coisas menores como esta da avaliação feita pelos pais.
Que blog interessante!
Estou estudando para ser professora também!
Voltarei mais vezes!
Tens razão Rui. A qusetão da avaliação pelos pais está a chocar a opinião pública e é quase certo que vai ser abandonada.Até aquele actor, o Jose Pedro Gomes na crónica das quartas na TSF se insurgiu contra a avaliação. Mas o resto... Os fdp são mesmo espertos!
A ministra é professora?? A sério??
E eu que julgava que ela nunca tinha andado na escola!!
Com outra linguagem, e eis que voltamos aos gloriosos tempos da inconfundível Ana Benavente.
A pressão para o "sucesso" começa a ser sufocante. Apenas o "sucesso" e não mais do que o "sucesso", vale tudo. A chantagem, a ameaça, a provocação, enfim, uma Ana Benavente em versão musculada e com um eduquês simplório. A maior diferença está nas respectivas mães. A desta, houve muito mais piropos.
Rui, mas se a ministra passou um ano inteiro sem se lembrar dos alunos (só duma taxa de sucesso que pretende apresentar, importa-lhe lá que seja fictícia!), não achas que ela, nas suas alucinações, já os toma por conjunto vazio?
Abraço
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