sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Programa!?

Do relatório “Resultados do Exame de Matemática do 9º Ano, 2005 – 1ª Chamada”, com origem no Gabinete de Avaliação Educacional (Janeiro de 2006):

“No Programa de Matemática do 3º ciclo do Ensino Básico – 9º ano, em vigor, pode ler-se «Como durante todo o ciclo continuam a ser preocupações constantes deste [9º ano] a observação e análise de figuras, a ligação à vida real, o aproveitamento da intuição e o desenvolvimento progressivo do rigor, o uso de raciocínios indutivos e dedutivos (…)» (p. 47).” (pág. 7 do relatório)

Só que isto não é tirado do “Programa”,vem de um simples Plano de Organização do Ensino-Aprendizagem, caracterizado como se segue na sua página 5, da Introdução:

“O programa da disciplina de Matemática para o 3º Ciclo do ensino básico foi publicado no volume I – Organização Curricular e Programas. (...) e, pela sua natureza prescritiva, devem pautar obrigatorimente o trabalho do professor.
O presente volume, constituído pelo Plano de organização do ensino-aprendizagem e por um conjunto de sugestões bibliográficas, tem uma natureza e uma função diferentes.
Dado o carácter de relativa abertura do programa, considerou-se útil complementá-lo com um conjunto de propostas de trabalho, que, embora sem função normativa, esclarecessem o professor (...)”

Porquê a necessidade de lhe chamar Programa? Ignorância? Distracção?