Desistir
Os alunos que desistem são aqueles que não acreditam que, depois de uma falha ou um obstáculo, podem recomeçar de novo para uma melhor aprendizagem do que a anterior.
Porque, nas suas experiências anteriores de tentar e não conseguir, eles tiveram mais dor e sensações de inferioridade do que encorajamento para superar as dificuldades ("Não tens vergonha? Hás-de ser sempre um inútil! És um calão! Um incapaz!", etc, etc)
Agora, ao desistirem, eles falham porque querem, já não falham porque são inferiores. É preferível não querer do que estar condenado a ser inferior aos outros.
Tentar de novo é uma experiência de solidão e de desamparo se, à sua volta, não existir um clima de afectuoso encorajamento que afaste as suspeitas que eles sentem de que não prestam.
Por isso, pais e professores não devem reforçar que os filhos são menos, mas apenas que, em cada caso específico e apenas aí, o que eles fizeram foi desadequado às exigências da situação. E que têm todas as qualidades para fazerem melhor e/ou mais.